Selecione o nome do curso para conhecer um pouco mais:

P

Educação inclusiva: Dislexia 

P

Feedback – uma importante ferramenta para o desenvolvimento humano

P

Como trabalhar a leitura e escrita em todas as disciplinas

P

Metodologia de observação de aulas e feedback como estratégia formativa

P

Gestão de sala de aula: Como engajar os alunos durante as aulas.

P

Como planejar uma aula para que todos os alunos aprendam

P

Estratégias para o ensino de produção de textos em sala de aula a partir da BNCC

P

Mindset: como desenvolver uma mentalidade de crescimento?
P

P

P

P

Educação inclusiva: Dislexia

        A sala de aula é um espaço de grandes desafios. Um deles é trabalhar com diferentes perfis de aprendizagem dos alunos. Entretanto, em alguns casos, o aluno não tem uma dificuldade de aprendizagem, mas sim, um transtorno de aprendizagem que precisa ser diagnosticado e tratado por uma equipe multidisciplinar.

        O objetivo do curso é auxiliar o professor a reconhecer  essas características e identificar possíveis alunos com esses transtornos e ajudá-los a pensar na importância de uma postura generosa, olhar atento e escuta ativa, pensando ainda em quais estratégias e ferramentas podem ser utilizadas por cada aluno para que todos possam realizar as atividades de acordo com os objetivos de aprendizagem, pautados no DUA (Desenho Universal da aprendizagem), independente do diagnóstico que possa ter.

P

P

Feedback – uma importante ferramenta para o desenvolvimento humano

        Gerir pessoas não é algo simples, mas é inerente ao desenvolvimento do trabalho onde há profissionais que são liderados. Nesse sentido, dar e receber feedbacks é essencial, colaborando para melhoria das relações humanas e das habilidades profissionais.  

        Este curso tem como objetivo discutir o conceito e os diferentes tipos de feedback, além de apresentar maneiras de como dá-lo e recebê-lo.  Para isso, abordaremos diferentes aspectos referentes ao processo de feedback, trazendo tanto referenciais teóricos quanto exemplos práticos de aplicação dos conceitos estudados.

P

P

Como trabalhar a leitura e escrita em todas as disciplinas

          A leitura e a escrita são habilidades determinantes para o sucesso escolar e para a formação de sujeitos autônomos e críticos para a vida em sociedade. Nesse sentido, é fundamental dar sentido ao que se lê ao que se escreve.

        Neste curso discutiremos como todos os professores podem trabalhar a leitura e a escrita para potencializar esse aprendizado.

        Nosso objetivo é refletir sobre como auxiliar o aluno a potencializar o aprendizado das aulas por meio da escrita e da leitura em qualquer área do conhecimento e entender como a escrita pode contribuir com o envolvimento cognitivo dos alunos durante as aulas.

P

P

Metodologia de observação de aulas e feedback como estratégia formativa

        Este curso tem como objetivo discutir a formação continuada de professores por meio da observação de aulas e feedbacks formativos, apresentando uma metodologia elaborada para este fim, com vistas ao desenvolvimento profissional dos professores, por meio da atuação das equipes gestoras, principalmente do coordenador pedagógico.

        A metodologia será apresentada de maneira didática, fazendo uso de diversos recursos como textos, vídeos e exercícios para reflexão sobre o tema.

P

P

Gestão de sala de aula: Como engajar os alunos durante as aulas.

        Neste curso, refletiremos sobre a importância da percepção que o professor tem sobre o desempenho dos seus alunos como influenciador nos resultados de aprendizagem, cabendo ao professor agir da forma mais impessoal possível, deixando claro que suas impressões e subjetividades não influenciam na sua avaliação do aluno. A forma de intervir e questionar os alunos a fim de, intencionalmente, engajá-los cognitivamente, fará toda a diferença para que os alunos se desenvolvam no caminho da construção do conhecimento.

P

P

Como planejar uma aula para que todos os alunos aprendam

        Neste curso, você terá a oportunidade de conhecer  a teoria do alinhamento construtivo, técnicas para elaborar um planejamento envolvente e estratégias de avaliação que têm por finalidade obter informações sobre o percurso dos estudantes, além de servir de bússola para o planejamento das próximas aulas gerando impacto nos resultados da aprendizagem de cada um. Para isso, temos como principal objetivo promover a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e a compreensão sobre a importância do planejamento para a aprendizagem do aluno e para a profissionalização docente.

P

P

Estratégias para o ensino de produção de textos em sala de aula a partir da BNCC

        Considerando o desafio de potencializar as práticas pedagógicas vinculadas à produção textual na escola, este curso viabilizará a você, educador(a), realizar uma reflexão acerca de alguns elementos estruturantes para o trabalho de escrita em sala de aula com ênfase no processo de escrita dos alunos, com base nas orientações da BNCC.

P

P

Mindset: como desenvolver uma mentalidade de crescimento?

        O curso tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento de cada participante na busca de um mindset de crescimento. Para Carol Dweck, o mindset de crescimento se baseia na crença da mudança. Ao longo do curso, traremos elementos para que o participante possa entender esse processo e apoiá-lo em seu desenvolvimento.

P

PPPP

Prevenção do bullying nas escolas

P

Neste curso, refletiremos sobre o que é bullying, como identificá-lo, preveni-lo e mediá-lo nas escolas. Dentre as estratégias de prevenção abordadas, daremos ênfase em como constituir assembleias de classe. Também refletiremos sobre o papel dos alunos, dos pais e dos professores na identificação e prevenção do bullying. Além disso, dedicaremo-nos a pensar sobre como construir uma cultura de paz e de cidadania dentro das escolas.

P

P

Educação Inclusiva: introdução

P

 

Neste curso, refletiremos sobre os aspectos que tornam uma educação, de fato, inclusiva para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos.  Além da reflexão sobre conceito, características e legislação, o curso traz a indicação de filmes e outras leituras que podem ampliar seus conhecimentos sobre o tema e formas de promover uma educação inclusiva em todos os níveis de ensino.

P

P

Planejamento: Preparando a aula

Pggg

O ato de planejar as aulas, realizado pelos professores, pode parecer simples e estar incorporado na ação docente, porém sabemos da importância dessa ação e de como é necessário o seu constante aperfeiçoamento. Realizar este planejamento de maneira eficiente para produzir os melhores resultados de aprendizagem é o que será desenvolvido neste curso.
Apoiado em bases teóricas de John Biggs e Doug Lemov, os quais desenvolvem o conceito do alinhamento construtivo, iremos compreender como elaborar planos de aulas que tenham uma coerência entre as intencionalidades de aprendizagens que o professor planejou com a verificação do processo de aprendizagem.

P

P

Como promover a inclusão de todos os alunos

P

 

A Constituição Brasileira de 1988 garantiu a todos os alunos o direito à educação pública gratuita. Entretanto, alguns professores encontram, ainda, um grande desafio para garantir que todos possam aprender, de acordo com as suas potencialidades, principalmente no que se refere aos alunos com deficiência.
Pensando nisso, o curso discute dois conceitos importantes: o Desenho Universal da Aprendizagem e a equidade, elementos imprescindíveis para o sucesso do trabalho numa sala de aula heterogênea.
Ainda há abordagens sobre as diferentes maneiras com que cada pessoa aprende de modo a auxiliar o professor no momento do planejamento da aula.

P

P

Conhecendo instrumentos de avaliação

P

Sabemos que a avaliação pressupõe três tipos diferentes: diagnóstica, formativa e somativa. O curso apresenta conceitualmente cada uma delas e traz a importância de pensarmos na avaliação das aprendizagens dos alunos no momento do planejamento.
Além disso, ele apresenta uma série de instrumentos que podem ser utilizados para que a avaliação formativa aconteça de maneira sistematizada, coletando dados que ajudarão o professor a (re)planejar suas aulas.

P

P

Surdez no ensino regular

P

Neste curso refletiremos  sobre a inclusão de estudantes surdos no ensino regular, annalisando a importância da língua materna para desenvolver sua aprendizagem e uma maior aproximação junto ao professor. Para isso será feito um panorama geral e breve contexto sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Última atualização: Monday, 16 Mar 2020, 16:44